pt

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Um banho quente pode produzir os mesmos resultados que um exercício?

As propriedades da água e a sua influência

De acordo com um estudo de 2016 da Trust Source, a imersão em água quente pode ter efeitos “robustos” na função vascular e na pressão arterial. Os autores do estudo sugeriram que a terapia com calor passivo pode ajudar a reduzir o risco cardiovascular e a mortalidade, especialmente entre aqueles com capacidade limitada para se exercitar.

Uma pesquisa anterior da Trust Source descobriu que a imersão numa SPA jacuzzi de hidromassagem por 10 minutos pode reduzir a pressão arterial e é provavelmente segura para a maioria das pessoas com hipertensão tratada.

Melhoria da sensibilidade à insulina
Alguns pesquisadores levantam a hipótese da Trust Source de que a terapia térmica regular usando saunas ou banhos quentes pode melhorar a sensibilidade à insulina prejudicada e ser benéfica para o controle do diabetes.

Além disso, uma revisão de 2015 da Trust Source descobriu que a terapia com sauna e spa-jacuzzi de hidromassagem pode beneficiar pessoas com obesidade e diabetes.

Queima de calorias
Em um pequeno estudo de 2016, os participantes mergulharam em um banho quente na altura da cintura por uma hora e queimaram aproximadamente o mesmo número de calorias que uma caminhada de 30 minutos. Isso não quer dizer que deva substituir o exercício, mas pode ajudar o metabolismo, principalmente para quem tem dificuldade para se exercitar.

 Quem pode beneficiar
Está provado que uma simples massagem reduz o stress, diminui a ansiedade, melhora a qualidade do sono e aumenta a concentração; além disso, reforça outros programas de fisioterapia e recuperação.
A massagem hidroterapêutica não substitui um tratamento defisioterapia, mas pode ser realizada com toda a facilidade em casa para suportar um estilo de vida activo e saudável. A terapia com água quente que é proporcionada por uma mini-piscina Jacuzzi é adequada para todos os tipos de pessoas e níveis de stress.
Algumas pessoas necessitam de uma corrente vigorosa e forte para desfazer nós em músculos grandes. Outras desejam um momento de descontracção em água quente, que lhes limpe a mente e relaxe o corpo.

 

 

Revisado clinicamente por Deborah Weatherspoon, Ph.D., R.N., CRNA - Escrito por Ann Pietrangelo em 8 de dezembro de 2020



Gostou deste artigo? 1
Quer Partilhar?
Subscreva a nossa Newsletter